Pular para o conteúdo principal

A nova obra pernambucana: RESILIÊNCIA. Do ventre ao nascimento, entrevista com José Roberto


José Roberto da Silva, natural do município de Timbaúba, em Pernambuco, atualmente reside na cidade de São Lourenço da mata, Graduando de psicologia pelo Centro universitário brasileiro UNIBRA, em Recife. Não mede esforços quando o assunto é escrever, contos e textos, poemas e poesias, formado pela vida em crônicas de cunho lírico, carrega em sua bagagem dois livros de sua autoria: Um diário de minhas crônicas 1 e 2, inspirado em seu blog onde reúne centenas de textos acalorados de sentimentos intrínsecos, singularizando a sua essência nas curvas de seus escritos, o blog contém mais de treze mil visualizações pelo mundo todo.

“A obra “Um diário de minhas crônicas“ livro de sua autoria que revela mais de 50 textos em formato de crônicas e poesias líricas e intrínsecas que norteiam a sua percepção sobre a vida, mundo, pessoas e identidade, publicado pela editora independente em Olinda, Corisco.”
- Blasting News Brasil

Ele não para por aí! Nesse mês que vem chegando, em Setembro, já tem data marcada para o lançamento de sua mais nova obra: RESILIÊNCIA. Livro que segue o formato de textos/crônicas, mas agora também com poemas e poesias acerca da temática.

Convidamos o autor para falar mais sobre o livro, afinal, o que é Resiliência? Do que se trata o livro?

José Roberto: Resiliência é a capacidade, a força psíquica, de passar por momentos e situações difíceis, suportar, saber lidar, enfrentar e ainda tirar aprendizado de tudo! 

Frente a uma situação difícil, o que você faz: chora, foge ou enfrenta? Pois é, há pessoas que além de ficarem e enfrentarem os problemas, ainda conseguem se beneficiar com eles, aprendendo e crescendo emocionalmente. Essas são as pessoas resilientes.” (trecho do livro)

É um assunto que me interessa, sabe. Eu sempre tive respeito pelas pessoas que são resilientes, porque vai além de resistir a uma força contrário, é poder ressignificar tudo que lhe acometeu, que te feriu de alguma forma, dando a volta por cima, sacudindo a poeira.

Esse livro é uma forma de mostrar para as pessoas que somos capazes de sacudir a poeira e dar a volta por cima. Foi uma forma que encontrei de viver e encarar os diversos problemas e obstáculos que enfrentamos em nosso caminho, ter o poder de aprender, de sentir, reerguer, reinventar e se transformar.

Resiliência é passar pelas coisas e se reerguer. É clichê, mas é o que é. Nunca é fácil pra ninguém. A experiência transformadora de passar por um problema de saúde, por exemplo, e continuar de pé. É Redenção. E nesse livro estarei expondo a minha alma, minha nudez, no que se refere pontos de vistas e experiências que envolve essa capacidade, essa forma de sentir e entrar em contato com a dor. Textos que expressam momentos melancólicos, mas com uma visão compreensiva, uma visão de que podemos nos relacionar com os nossos sentimentos a pontos de aprender com eles.

Falo também sobre relacionamentos, sobre depressão, sobre experiências de problemas de saúde, sobre a sociedade adoecida pela influencia da tecnologia e do imediatismo proveniente de nossa época. Além de ter no livro os meus primeiros poemas que em termos faz contraste com o tema. Tem muita coisa boa, e eu ainda me emociono quando leio alguma coisa ou outra (risos). Em suma: EU FALO DA VIDA.

Como foi a escolha de lançar Resiliência?

Resiliência porque não havia outro termo que explicasse melhor essa aptidão e força psíquica, a capacidade de se superar e ainda poder olhar para trás, aprendendo com tudo. Passei por muitas coisas na vida, e quando olho para mim hoje, consigo ver o quanto sou forte e o quanto eu já aprendi com as adversidades da vida. Conheço pessoas que tem histórias repleta disso, repleta de sensibilidade com a vida e tudo que norteia o sentido do “caminhar”, me inspiro nessas pessoas na vida e principalmente nesse livro.

O fato é que, por motivos pessoas e burocráticos eu já tinha desistido diversas vezes de lançar esse livro, ele ta na “garagem” desde 2016, pra você ter ideia (risos). Fiz diversas modificações, sem perder o sentido original, até se tornar o que é hoje, e enfim, ta chegando o momento de mostrar para o mundo.

O que você espera? Qual a sua expectativa sobre o livro?

Estou bastante ansioso, não vejo a hora de lançar e ler os comentários dos leitores, se vão gostar, se vão se identificar, se vão poder ter uma visão mais consciente de suas dificuldades, de suas vidas, e da natureza de seus sentimentos. A expectativa é de ter esse dialogo mesmo, de poder alcançar e tocar de alguma forma a alma de vocês. Acho que todo escritor sente isso, esse frio na barriga, esse suor gelado que saem das mãos quando cada novidade é revelada.

Você me falou que serão duas formas de lançamento e editoras, como será isso?

Quando eu resolvi lançar não imaginava o tamanho e proporção que esse livro e agora projeto, iria tomar. Comecei bem tímido e já assinei um contrato coma editora Amazon KDP, que é uma plataforma de vendas e publicação de livros digitais, os famosos ebook. Que será lançado no dia primeiro de Setembro.

Mas aí surgiu, depois de várias pessoas me pedirem, para lançar o físico. Contatei com a editora MULTIFOCO, eles foram bastante atenciosos e aceitaram o projeto para ser avaliado. E se for aprovado, irei realizar o lançamento dos livros físicos na sede da editora, em dezembro, no Rio de janeiro, logo depois estarei lançando em Recife, São Lourenço e região. Sem contar que os exemplares estarão disponíveis em todas as livrarias culturas.

Tô imensamente feliz e ansioso com tudo isso, sorriso que não cabe no rosto. Porque estou vendo que o projeto vem tomando uma proporção maior do que eu já tinha pensado.

"Composto por textos em seus diversos contextos, diálogos em formato de poesia e crônica literária sobre nossas adversidades, sobre a vida em sua forma mais linda e turbulenta. Falo também sobre a sociedade, a obsessão, o ser propagado à exaustão, os estímulos que recebemos por todos os lados, sobre os sentimentos, transformações interiores – todas as coisas que de alguma forma estamos envolvidos.

Esse livro é de uma leveza que pesa em algum lugar vazio no meio da gente. Fala das transformações que nós, as circunstâncias, e as pessoas nos fazem passar. E de como a vida tá aí pra gente viver experiências que fazem com que o coração bombeie cor ao nosso mundo. Abordando o existencialismo, com uma influência forte da filosofia e psicologia."

Entrevista realizada dia 25 de agosto de 2018, em São Lourenço da Mata, ás 14 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 poetas pernambucanos que marcam a literatura da região

Pernambuco tem uma vasta história na literatura poética. Mas o Estado não tem apenas grandes poetas do passado. Cícero Belmar, jornalista e membro da Academia de Letras de Pernambuco (APL), indica para os amantes da literatura 5 poetas contemporâneos para conhecer mais sobre versos e composições pernambucanas. Confira abaixo as indicações: Cida Pedrosa Sertaneja e atual secretária da Mulher da Cidade do Recife, a poetisa Cida Pedrosa lançou recentemente nova releitura do livro  As Filhas de Lilith (poemas) . A publicação já foi citada como uma declaração de amor às mulheres, mais do que simplesmente um livro de denúncias. Ela lançou o seu primeiro livro em 1982 (Restos do Fim) e coordenou na década de 80 o Movimento de Escritores Independentes de Pernambuco. Ela tem 7 livros publicados e participações em antologias pelo País e pelo exterior, com discurso feminista e libertário. José Mário Rodrigues Belmar indica também o poeta, jornalista e advogado José Mário Rodrigues. Nascido e

Literatura pernambucana

Você conhece Clarice Freire? Se não conhece, trate de se atualizar embora os mais jovens não precisem ser apresentados a ela, com certeza. Pó de lua, o blog que alimenta na internet, tem milhares de visitas e o livro publicado pela Editora Intrínseca com o mesmo título vendeu somente no primeiro mês mais de 100 mil exemplares, um número não só significativo mas impressionante para um estado e para um país que lê tão pouco, dizem as pesquisas que costumo contestar. Insatisfeita, porém, está agora escrevendo um romance com personagens cativantes e texto muito forte. Esta semana li algumas páginas deste livro e fiquei encantado. Até porque Clarice é minha aluna na Oficina de Criação Literária, com experiências desenvolvidas também nas lições de Sidney Rocha e Marcelino Freire, onde aprendeu muito, sempre com aproveitamento exemplar. Filha de Wilson Freire e prima do padre Airton e do escritor Marcelino Freire, com uma carreira literária brilhante porque, embora iniciante, conta com um pú

Resiliência - de pernambuco para o mundo, de José Roberto

Resenha do livro do escritor Pernambucano José Roberto, lançado no Brasil, em 22 de Dezembro de 2018 e em Portugal, em setembro de 2018. Foi indicado em outubro ao "Prêmio Kindle de Literatura". Foi sucesso de vendas durante as pré-vendas e lançamento. O autor ganhou vários selos pela editora e livraria 'Clube de autores', como o "selo de biografia bem definida", "selo de o autor virou assunto" e o "selo autor agbook".  "Resiliência é passar pelas coisas e se reerguer. É clichê, mas é o que é. Nunca é fácil pra ninguém. A experiência transformadora de passar por um problema de saúde, por exemplo, e continuar de pé. É Redenção. E nesse livro estarei expondo a minha alma, minha nudez, no que se refere pontos de vistas e experiências que envolve essa capacidade, essa forma de sentir e entrar em contato com a dor." - José roberto. Textos que expressam momentos melancólicos, mas com uma visão compreensiva