Pular para o conteúdo principal

5 poetas pernambucanos que marcam a literatura da região

Pernambuco tem uma vasta história na literatura poética. Mas o Estado não tem apenas grandes poetas do passado. Cícero Belmar, jornalista e membro da Academia de Letras de Pernambuco (APL), indica para os amantes da literatura 5 poetas contemporâneos para conhecer mais sobre versos e composições pernambucanas. Confira abaixo as indicações:
Cida Pedrosa
Sertaneja e atual secretária da Mulher da Cidade do Recife, a poetisa Cida Pedrosa lançou recentemente nova releitura do livro As Filhas de Lilith (poemas). A publicação já foi citada como uma declaração de amor às mulheres, mais do que simplesmente um livro de denúncias. Ela lançou o seu primeiro livro em 1982 (Restos do Fim) e coordenou na década de 80 o Movimento de Escritores Independentes de Pernambuco. Ela tem 7 livros publicados e participações em antologias pelo País e pelo exterior, com discurso feminista e libertário.
cida
José Mário RodriguesBelmar indica também o poeta, jornalista e advogado José Mário Rodrigues. Nascido em Flores, ele é autor do livro “Os Motivos da Eterna Brevidade” e membro da Academia Pernambucana de Letras desde 2014. Na lista de obras do autor estão também: A estação dos ventos (1973); Os motivos (1975); Declaração da eterna brevidade (1979); Para exorcizar a ilusão (1979); Respiração do absoluto ou Ar da solidão (1983); O eterno de todo dia (1987);Trem de nuvens (1997); As rédeas da solidão (1993); Alicerces de ventania (2003).
jose
Marco Polo GuimarãesAutor do livro “Autopsia do Bípede” (editado pela Confraria do Vento), Marco Polo Guimarães tem um caminho bem diversificado. Músico,integrou a banda Ave Sangria na década de 70. Foi jornalista do Diário de Pernambuco, Jornal do Commercio e revista Continente, entre outros veículos. Tem uma produção literária vasta. Além da poesia, ele envereda também pela crônica em algumas de suas obras.
marco polo
Raimundo de Moraes
Belmar destaca que Raimundo de Moraes é o único poeta pernambucano vivo a usar heterônimos (quando não é criado apenas um nome fictício, mas uma nova personalidade para o próprio escritor). Entre as produções do escritor, Belmar destaca o livro Tríade, quando ele uma paródia de três 3 mulheres do sabonete araxá, de Manuel Bandeira.
Tríade
Gerusa LealDa obra da recifense, Gerusa Leal, Belmar destaca o livro “Versilencios”. Com essa obra ela venceu o prêmio Edmir Domingues de Poesia 2007 da Academia Pernambucana de Letras. Ela tem poemas e contos publicados ainda nas coletâneas Contos de Oficina, organizadas pelo escritor Raimundo Carrero. Entre os prêmios da carreira da poetisa estão nos concursos da Fliporto (com o poema Momento) e do Prêmio Maximiano Campos com Os brincos prateados.
Capa_Versilencios

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura pernambucana

Você conhece Clarice Freire? Se não conhece, trate de se atualizar embora os mais jovens não precisem ser apresentados a ela, com certeza. Pó de lua, o blog que alimenta na internet, tem milhares de visitas e o livro publicado pela Editora Intrínseca com o mesmo título vendeu somente no primeiro mês mais de 100 mil exemplares, um número não só significativo mas impressionante para um estado e para um país que lê tão pouco, dizem as pesquisas que costumo contestar. Insatisfeita, porém, está agora escrevendo um romance com personagens cativantes e texto muito forte. Esta semana li algumas páginas deste livro e fiquei encantado. Até porque Clarice é minha aluna na Oficina de Criação Literária, com experiências desenvolvidas também nas lições de Sidney Rocha e Marcelino Freire, onde aprendeu muito, sempre com aproveitamento exemplar. Filha de Wilson Freire e prima do padre Airton e do escritor Marcelino Freire, com uma carreira literária brilhante porque, embora iniciante, conta com um pú

Resiliência - de pernambuco para o mundo, de José Roberto

Resenha do livro do escritor Pernambucano José Roberto, lançado no Brasil, em 22 de Dezembro de 2018 e em Portugal, em setembro de 2018. Foi indicado em outubro ao "Prêmio Kindle de Literatura". Foi sucesso de vendas durante as pré-vendas e lançamento. O autor ganhou vários selos pela editora e livraria 'Clube de autores', como o "selo de biografia bem definida", "selo de o autor virou assunto" e o "selo autor agbook".  "Resiliência é passar pelas coisas e se reerguer. É clichê, mas é o que é. Nunca é fácil pra ninguém. A experiência transformadora de passar por um problema de saúde, por exemplo, e continuar de pé. É Redenção. E nesse livro estarei expondo a minha alma, minha nudez, no que se refere pontos de vistas e experiências que envolve essa capacidade, essa forma de sentir e entrar em contato com a dor." - José roberto. Textos que expressam momentos melancólicos, mas com uma visão compreensiva